O início do ano letivo é muito mais do que receber novas crianças numa sala. É o momento em que se olha em volta e se procura encontrar a melhor forma de transformar o espaço da sala, num novo espaço para as crianças.
A sala deve acima de tudo refletir o trabalho feito com as crianças, como se ela própria fosse um grande caderno onde se vão escrevendo as aventuras de cada dia. Mas todas as histórias começam com um título…
Algumas ideias que podem servir de base à estruturação da sala (Instrumentos de Regulação e Pilotagem):
- Mapa de organização semanal
- Mapa de presenças
- Mapa do tempo
- Mapa de aniversários
- Mede crianças
- Mapa de ocupação das áreas
- Regras da sala
- Identificação das áreas
Dividir a sala por áreas é estruturante para a criança pois permite que esta compreenda melhor a sua organização. É fundamental separar atividades umas das outras, mas é de igual importância criar espaços que incentivem a criança a determinada tarefa. As áreas devem ser sugeridas pelas crianças mediante orientação do adulto. É também importante que sejam as crianças a dizer quantos amigos podem estar ao mesmo tempo em cada área. Esta regra, de ouro, deve ser sempre cumprida, e por isso deve estar sinalizada em cada espaço. As Áreas poderão variar ao longo do ano de acordo com os interesses do grupo, podendo ainda ser criadas outras: leitura e escrita, matemática, experiências, consultório médico, etc.
- Acolhimento
- Biblioteca
- Casinha/Jogo simbólico
- Garagem e as construções
- Jogos
Sem comentários:
Enviar um comentário